Acessibilidade e UX Design

Lindsey Vieira
3 min readJun 10, 2021

--

Ilustração por https://www.freepik.com/juniur

Já alguns anos, atuo como Designer, seja para produtos digitais como sistemas, sites ou aplicativos, seja para produtos impressos como folders, panfletos e catálogos. E em todos os meus entregáveis, nunca havia pensado sobre acessibilidade. Foi apenas quando comecei a desenvolver e criar imagens e textos voltados às redes sociais, que ouvi o termo “Design Acessível”. Nessa mesma época conheci o Movimento Web Para Todos, e desde então, adotei algumas práticas importantes nos meus trabalhos de mídias sociais, para tornar meus conteúdos mais acessíveis.

O Designer nunca para de aprender (ou pelo menos nunca deveria parar). E, recentemente voltei meus estudos à área de UX/UI Design e confesso que todo aprendizado tem sido muito importante e empolgante! E após participar de um Webinar com uma grande marca, onde um dos temas foi “Acessibilidade e UX Design”, quis pesquisar um pouco mais sobre o assunto, e, tentar me familiarizar com alguns pontos mais importantes sobre o tema.

É muito importante que a acessibilidade e design acessível sejam temas conhecidos pelos designers que trabalham com produtos digitais, já que esses têm um papel evangelizador dentro da empresa, mostrando que a acessibilidade não é uma questão de altruísmo.

Vale salientar, que, parte das empresas estão preocupadas com os custos de implementar um design inclusivo, mas se esquece que esse público também consome produtos e serviços, como todas as outras pessoas, e que, a partir do momento que a empresa disponibiliza acesso ao conteúdo, produto ou serviço, a esse público, ela gera negócios e retorno. Por isso acessibilidade é tão relevante!

Segundo dados levantados em 2019 pelo IBGE, pelo menos 45 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país.

Acessibilidade é sobre permitir que pessoas com alguma deficiência, seja ela permanente (cegueira, baixa visão, daltonismo, disfunções permanentes em membros do corpo, etc.), temporária (um braço quebrado, uma cirurgia ocular, etc.) ou situacionais (exposição à luz, mães com bebês no colo, etc.) tenha acesso aos seus produtos digitais.

“Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna as coisas fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. — Mary Pat Radabaugh

No Brasil temos a LBI — Lei Brasileira de Inclusão, que promove, as condições de igualdade, os direitos e as liberdades fundamentais para pessoa com deficiência, visando à sua inclusão na sociedade. Além dos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão, existe a WCAG — Web Content Accessibility Guidelines, que é um conjunto de boas práticas para que o conteúdo encontrado na web seja acessível a mais pessoas, principalmente aquelas com algum tipo de deficiência, e, que, foi desenvolvidos por meio do processo W3C, comunidade internacional que cuida da padronização e de protocolos para a web.

Dentro do WCAG existem 78 critérios divididos em 4 categorias (Perceptível, Operável, Compreensível e Robusto) e subdivididos em 3 níveis (A, AA e AAA). O WCAG é um guia com muitas informações e detalhes, e que a princípio parece um pouco difícil de ser utilizado. Foi então que buscando mais informações e conteúdo a respeito da WCAG, encontrei um material muito interessante criado pelo Marcelo Sales, especialista em acessibilidade: o Acessibilidade Toolkit.

Imagem dos Cards do Acessibilidade Tool Kit

Segundo o site do Acessibilidade Toolkit, o material foi criado com o intuito claro de facilitar a compreensão das diretrizes WCAG. Através de uma forma simples, a ideia é transformar um conteúdo originalmente denso e complexo em algo rápido de ser assimilado.

Como designer leve a sério seu papel evangelizador do assunto, e, ajude a fortalecer uma cultura de acessibilidade. Acessibilidade não significa apenas planejar um produto melhor, significa construir uma boa experiência para todos os usuários!

Links e Referências

LBI , Lei Brasileira de Inclusão
http://www.pcdlegal.com.br/lbi/

WCAG, Web Content Accessibility Guidelines
https://www.w3.org/Translations/WCAG20-pt-br/

Movimento Web Para Todos
https://mwpt.com.br/

Acessibilidade Toolkit
http://acessibilidadetoolkit.com/

Guia WCAG
https://guia-wcag.com/

--

--